As Cinco Ofertas

29/07/2011 23:25

 

 

As Cinco Ofertas em Ordem

1 - O holocausto - (com sangue) 1.1-17 e 6.8-13.

2 - A oferta de manjares - (sem sangue) 2.1-16; 6.14-23.

3 - A oferta pacífica - (com sangue) 3.1-17; 7.11-34; 19.5-8; 22.21-25.

4 - A oferta pelo pecado - (com sangue) 4.1-35; 6.24-30.

5 - A oferta pela culpa - (com sangue) 5.14-19; 7.1-17. Cristo como holocausto - Pela perfeita obediência até a cruz,

Ele satisfaz a justiça. O primeiro homem desrespeitou a Deus. O segundo o glorificou. Pela obra da cruz veio mais glória para Deus do que a que Ele perdeu pela queda de Adão. Esta oferta é a que vem em primeiro lugar.

Cristo e a oferta de manjares - Nesta aparece sua perfeição. Depois de apresentar o sangue precioso que nos deu a paz, Ele alegra a Deus pelo que é em si mesmo.

Cristo e a oferta de paz - Colocando-se entre Deus e os homens, Jesus Cristo nos trouxe a paz. Esta oferta encerra o significado da reconciliação.

Cristo e a oferta pelo pecado - O Evangelho ensina que Ele se ofereceu por nossos pecados e agora pode perdoar.

Cristo e a oferta de culpa - Uma falta, um pecado é consi­derado por Deus como uma dívida que tem de ser paga. É também um sujo ou impureza que deve ser lavada. Com a sujeira não poderíamos ir ao Santo dos Santos. Jesus Cristo se fez pecado por nós, para nos lavar. Seu sangue "nos purifica de todo o pecado'' (1 Jo 1.7b). "Se alguém pecar, temos um advogado" (1 Jo 2.1b).

O livro de Levítico começa com a voz do Senhor chamando Moisés, da tenda da congregação (Lv 1.1b). Lembra a voz dos céus que disse: "...Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo'' (Mt 3.17b).

A exortação aqui não se dirige ao pecador perdido, mas aos que têm um pacto com Deus e aos corações movidos pela gratidão, a ponto de trazerem uma oferta a Deus.

Fala aos que voluntariamente desejam trazer alguma coisa que Ele aprova. O que trazem lembra Jesus Cristo.Aqui não se trata de obrigação. É "quem quiser", "qualquer pessoa", "se alguém..."

 

As Cinco Ofertas e os Evangelhos

A oferta de manjares (sem sangue) representa a perfeição do Homem Jesus.

Mateus, apresenta o perfeito Messias de Israel;

Marcos, o Servo perfeito;

Lucas, o Varão perfeito;

João, o Filho de Deus feito carne.

 

As Quatro Ofertas de Sangue e os Quatro Evan­gelhos

Mateus - Oferta pela culpa - Cristo encontra o pecador no momento de sua necessidade, quando ele reconhece sua dívida para com Deus. O livro se ocupa com o pensamento do pecado como débito, ou uma ofensa ao governo divino.

Marcos - Oferta pelo pecado - A ênfase está no pecado como mancha ou nódoa. A oferta de pecado olha para a cruz.

Lucas - Oferta pacífica - A paz deve ser entendida como base da comunhão com Deus. Os capítulos 14 e 15 de Lucas mostram o caminho pelo qual Deus, em sua graça, vem ao encontro do homem e o atrai para si.

João - Holocausto - Nosso Senhor é a oferta queimada, dá-se a si mesmo, como um sacrifício de cheiro suave a Deus. Não há referência em João ao grito de angústia:”Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Este grito se refere ao pecado e à culpa. Só pode aparecer em Mateus e Marcos. Não poderia vir onde a morte é vista como aquilo que glorifica plenamente a Deus num mundo onde ele é desprezado.

 

Significação das Ofertas

1 - Holocausto - consagração pessoal.

2 - Manjares - Consagração dos bens.

3 - Pacífica - Comunhão com Deus.

4 - De Pecado - Perdão.

5 - De Culpa - Restituição.